sábado, 18 de julho de 2009

Inevitável fenecimento.

Os movimentos diapasão, infelizmente, tiveram vida curta. Vivendo sob a sombra dos mecanismos quartzo, o diapasão abriu lugar para o surgimento da tecnologia quartzo assim que ela se mostrou uma alternativa muito mais precisa, robusta e barata que suas antecessoras.

Os suíços foram os primeiros a abandonar o barco. Primeiro a Omega, com a descontinuação do Megasonic em 1975, seguida então pela ESA, com o término do projeto Mosaba em 1976.Movimento Beta 21

Ambas as empresas, mais o CEH e outras 14 companhias haviam dedicado seus esforços de pesquisa e desenvolvimento em favor do projeto Beta 21, o primeiro movimento quartzo portátil da Suíça, lançado comercialmente em 1970.

Desde então, com o surgimento de novos processos de produção, que tornaram mais fácil e barata a fabricação dos mecanismos quartzo, já não compensava manter os defasados diapasão em linha.

A Bulova abandonou a tecnologia em 1977, substituindo os antigos Accutron pelos novos Accuquartz, que, apesar de manter o nome, já não tinham relação com o calibre Bulova 224, sendo mecanismos quartzo “normais”, com motores de passo.

Bulova Motorquartz

Apesar da breve existência, o desenvolvimento do sistema diapasão não foi em vão. As diversas variações sobre o tema serviram de base para experimentos, testes e aquisição de expertise e know how pela indústria relojoeira.

Diversas tecnologias primeiramente utilizadas nos movimentos diapasão foram posteriormente aproveitadas na fabricação dos relógios quartzo, tais como: o uso de transistores bipolares; os micromotores magnéticos; os cortes microscópicos precisos; os processos de produção de componentes eletrônicos; o uso do magnetismo para conservação da energia, etc.

Hoje, passados mais de 30 anos do último exemplar fabricado, os movimentos diapasão são muito queridos e procurado por aficionados de todo o mundo como itens de colecionador.

A genialidade do design básico de Max Hetzel, que garantiu a simplicidade do funcionamento e manutenção do sistema, aliada à qualidade e esmero empregados na sua produção, fizeram com centenas de milhares de exemplares com esta tecnologia sobrevivessem todas estas décadas ainda mantendo ótima precisão.

Os relógios diapasão têm um lugar de destaque na história da relojoaria, pois representam o primeiro passo da indústria relojoeira em direção a uma nova era da humanidade: a Era da Eletrônica.

O zumbido do diapasão
O Accutron na prática
Modelos para todos os gostos
A investida suíça
Inevitável fenecimento
Fatos e curiosidades interessantes
Bibliografia

Nenhum comentário: