sábado, 18 de julho de 2009

O Accutron na prática.

O funcionamento do sistema diapasão é genial na sua simplicidade, precisão e confiabilidade, mas isto só foi possível em razão de diversos avanços técnicos em áreas como eletrônica, micromecânica e física.

Tomemos como exemplo o Accutron 214, o primeiro movimento com a nova tecnologia:

cal_Bulova214

O circuito resistor/capacitor é responsável pelo impulso inicial dado na extremidade esquerda do diapasão. Ali há um magneto permanente, feito de Alnico, que se move para a direita, passando pela bobina de excitação, gerando por indução eletromagnética voltagem suficiente para chavear o transistor, que de coletor passa a ser emissor, permitindo o fluxo da corrente elétrica pelo circuito. Esta corrente alimenta as bobinas motoras, fixas na platina, que se tornam imãs e repelem os magnetos permanentes do diapasão, num movimento de afastamento e aproximação dos dentes da forquilha – a ressonância do diapasão. Neste vai e vem o transistor novamente é chaveado, gerando mais um impulso aos magnetos permanentes e assim perpetuando o funcionamento do mecanismo, a 300 Hz, ou seja, 300 vezes por segundo!

Clique na imagem acima e veja o mecanismo Accutron em ação.

Há de se notar uma solução inteligente: a passagem dos magnetos permanentes dentro das bobinas de acionamento gera uma corrente oposta à da bateria, que ajudam a prolongar consideravelmente a vida útil desta (aproximadamente 80%).

A transformação do movimento linear da forquilha do diapasão em movimento circular dos ponteiros se dá da seguinte forma: uma pequena palheta com rubi na ponta é fixada numa das metades do diapasão. Esta palheta móvel, a cada ciclo de ressonância do diapasão, empurra um dente da engrenagem motora, que por sua vez é apoiada por uma segunda palheta, fixa na platina do movimento, que impossibilita que a engrenagem se movimente no sentido oposto.

Trem de engrenagens, Accutron cal. 214 A engrenagem motora é um dos destaques do mecanismo: feita de cobre-berílio, é extraordinariamente pequena, com 2,4 mm de diâmetro, 0,04 mm de espessura e 300 dentes, cada um com 0,01 mm de comprimento. Dá uma volta completa por segundo (são 300 dentes por segundo!). Em um ano, gira 38 milhões de vezes!

Em razão das pequenas forças envolvidas, não sofre desgaste, mesmo sem ser lubrificada.

Funcionamento do Bulova Accutron cal. 214

Daí em diante, o mecanismo é como de qualquer outro relógio mecânico: a engrenagem motora é ligada a uma série de rodas redutoras até chegar aos ponteiros.

Vista explodida do trem de engrenagens do Bulova Accutron cal. 214

Para os mais técnicos e engenheiros de plantão que se interessaram pelo funcionamento, vejam aqui um explicação mais detalhada do funcionamento (em inglês).

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Bibliografia

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